Aluno da Rede Estadual do Paraná Conquista Cinco Aprovações em Medicina
João Pedro Crevelaro de Oliveira, um jovem de 18 anos da cidade de Maringá, superou as expectativas ao conquistar cinco aprovações para o curso em apenas um ano.
Passar no vestibular é um grande desafio para milhões de estudantes brasileiros, especialmente em cursos altamente concorridos como Medicina. No entanto, João Pedro Crevelaro de Oliveira, um jovem de 18 anos da cidade de Maringá, superou as expectativas ao conquistar cinco aprovações para o curso em apenas um ano.
A trajetória de João Pedro no ensino público começou ainda no Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professor Midufo Vada. Do 6º ano ao 2º ano do Ensino Médio, estudou no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, concluindo sua formação no Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf em 2024.
Com uma rotina intensa de estudos, chegando a se dedicar de 13 a 14 horas diárias no último ano do Ensino Médio, João Pedro demonstrou disciplina e determinação. “Sempre fui muito focado na escola, o que me ajudou a ter uma grande bagagem para enfrentar provas e avaliações. No terceiro ano do Ensino Médio, por ser o último ano da escola, foi quando me esforcei mais”, contou o estudante.
Além do desempenho acadêmico excepcional, João Pedro aproveitou diversas oportunidades educacionais. Participou da Sala de Altas Habilidades do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, competiu em feiras de ciências e olimpíadas do conhecimento, desenvolveu projetos científicos e ainda fez um intercâmbio na Nova Zelândia em 2022 pelo programa Ganhando o Mundo.
Todo esse esforço resultou em aprovações expressivas. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), conquistou três vagas por meio de diferentes processos seletivos: Aprova Paraná Universidades, Vestibular de Verão e Processo de Avaliação Seriada (PAS), todas pela política de cotas sociais. Já matriculado, João Pedro iniciará o curso no final deste mês.
“Meu foco sempre foi a UEM. Sempre fui apaixonado por ciência, e vejo na área médica a chance de colocar a ciência em prática e ajudar as pessoas de forma efetiva. Eu amo estudar o cérebro, então a neurologia é uma grande área de interesse, mas sei que vou descobrir muitas coisas novas e animadoras na faculdade”, revelou.
Além da UEM, João Pedro também foi aprovado na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Bahia. Para esta última, ele utilizou a nota do Enem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O jovem expressa gratidão pela sua trajetória no ensino público e espera que sua conquista inspire outros estudantes. “Tenho muito orgulho da minha trajetória e muita gratidão pelo ensino público e por todos os envolvidos nele, como professores, equipe diretiva e funcionários. Mal posso esperar para ver mais alunos da rede estadual conquistando vagas em cursos concorridos de universidades públicas”, finalizou.