Reserva-Pr: Educação recebe importante reconhecimento nacional e confirma vencedora da prova reserva
Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (18) um encontro entre diretoras e coordenadoras pedagógicas para oficializar a conquista do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.
A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (18) um encontro entre diretoras e coordenadoras pedagógicas para oficializar a conquista do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria ouro, do Ministério da Educação (MEC), pelos avanços para qualificar e ampliar as práticas de instrução para os alunos dos anos iniciais. Além da divulgação da instituição com maior pontuação neste ano na Prova Reserva, a Frei Thomaz. Esteve presente a vice-prefeita Ana Maria Pachalki.
O Governo Federal instituiu em setembro, por meio do Decreto nº 12.191, o incentivo e a Rede Municipal de Ensino alcançou 93 pontos de 100. A secretária Ruth Eliane Faustin comentou sobre esse reconhecimento e destacou ser coletivo. ‘’Uma alegria inenarrável. Esse selo é de todos que fazem parte das escolas, não apenas dos professores. Muitas vezes, a pessoa que está no portão, seja porteiro ou guarda, ou a serviços gerais em seus afazeres, também está educando, percebendo que um aluno não está vindo e logo fala para a diretora, por exemplo’’, disse ela.
O compromisso é baseado na colaboração entre os entes federativos para garantir a alfabetização das crianças do Brasil até o final do segundo ano do ensino fundamental, além de recuperar aprendizagens de alunos dos terceiros, quartos e quintos anos afetados pela pandemia. A adesão implica a responsabilidade de melhorar a qualidade do processo e dos resultados. Um exemplo é o Programa Nacional Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei), algumas instituições já se anteciparam e criaram espaços próprios, distribuição de materiais didáticos extras de incentivo e participações em métodos avaliativos como Prova Brasil e Prova Paraná Mais.
As formações e ações com professores, como os projetos Semeando, em parceria com a Klabin, e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae, levaram noções de empreendedorismo nas salas de aula, com feiras nas instituições nos meses de setembro, novembro e dezembro. Vamos Ler, premiou os estudantes do quarto ano da professora Marinéia Domareski, da Escola Coronel Rogério Borba, dirigida por Jucineia Carneiro Martins, no final do mês passado, que ganharam headfones e tablet, entre outras iniciativas.
Além do Estado, outros 226 municípios foram reconhecidos com o mesmo ouro, 66 com o selo prata e 20 com o selo bronze. Na nossa região, que engloba sete cidades do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, Sapopema, Curiúva e Ventania, também asseguraram altas notas.
O projeto, desenvolvido desde 2023, mede o aprendizado em português e matemática de alunos dos quartos e quintos anos da cidade e zona rural com uma avaliação aplicada em novembro com 44 questões de marcar X. Ano passado, a campeã foi a Escola Luiza Almeida Ferreira e agora Frei Thomaz, localizada no bairro Nossa Senhora de Lourdes, da diretora Joelma Saraiva. A instituição vai receber 25 a 30 tablets como premiação.