Prefeitos da AMCG avaliam demandas regionais durante o evento ‘Novos Gestores’
Encontro realizado em Curitiba nesta quarta-feira (13) reuniu gestores eleitos neste ano e prefeitos ainda com mandato vigente
Prefeitos das cidades que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estiveram reunidos em Curitiba na manhã desta quarta-feira (13) para participar do evento ‘Novos Gestores’. Promovido pela Associação dos Municípios dos Paraná (AMP), a iniciativa teve a participação de prefeitos eleitos neste ano e também dos gestores que possuem mandato em andamento.
Ao longo do encontro, as lideranças tiveram a oportunidade de dialogar sobre demandas regionais e desafios que as gestões municipais devem enfrentar nos próximos anos. Além disso, a AMP apresentou aos gestores o Pro-Gov (sistema de prestação de contas do TCE-PR – Tribunal de Contas do Estado) e também explicou as exigências legais de final de mandato para os atuais gestores.
O presidente da AMCG e atual prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, exaltou a iniciativa e avaliou positivamente o evento. “Foi uma reunião fundamental para todos os gestores presentes. A AMP promoveu uma série de orientações para os prefeitos que estão chegando e também para aqueles que estão em fase de transição. Falamos também sobre a importância de ter equipes qualificadas atuando nos municípios. Todos devem estar atentos para esse novo momento, que requer preparação e compromisso. São ações como essas que trazem resultado para as cidades e para a vida das pessoas”, apontou.
Apoio da AMP: A caravana foi aberta pelo presidente da AMP, secretário-geral da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, que agradeceu pelas presenças de todos e chamou a atenção para os desafios que os novos gestores terão, a partir de janeiro. “A AMP está à disposição dos prefeitos e prefeitas para oferecer apoio nas administrações municipais”, disse.
Edimar ainda destacou temas importantes da agenda municipalista, como a PEC 14, que corrige os valores repassados aos municípios dos programas federais, e a importância de haver distribuição mais justa dos royalties do petróleo entre todas as localidades brasileiras. Durante o evento, o superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller, destacou as ações do Governo do Paraná em benefício das cidades. Além da AMCG, estiveram presentes no evento prefeitos de outras cinco associações regionais de municípios, entre elas: Assomec; Amcespar; Amsulpar; Amsulep e Amlipa.
Contribuições para a região: O prefeito eleito de Jaguariaíva e também ex-presidente da AMCG, Juca Sloboda, falou sobre como a representatividade exercida pela AMCG e pela AMP dá suporte às cidades. “Apesar de já ter atuado como prefeito anteriormente em dois mandatos, sempre é importante se manter atualizado com relação às questões que dizem respeito aos municípios do Paraná. Sozinhos não conseguimos nada. É preciso que exista essa união entre as prefeituras para defender as demandas dos Campos Gerais”, avaliou.
Para o prefeito de Ventania, Zélio Bittencourt, reuniões como essa reforçam o compromisso das associações também junto aos municípios de menor porte. “É muito importante para todos nós. Acompanhamos de perto tudo que a AMP e a AMCG vêm fazendo pelas nossas cidades. Ter esse apoio é um ganho muito grande. Parabenizo as duas Associações por todos os serviços prestados nos últimos anos. Esperamos ainda mais conquistas para o futuro”, pontuou.
O prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto, também ressaltou o salto positivo do encontro promovido pela AMP. “Os gestores devem estar sempre se atualizando em todas as frentes. Tanto os novos que estão chegando, quanto aqueles que estão encerrando ou dando continuidade aos seus mandatos. Além disso, foi destacada a necessidade de investir tecnicamente nas equipes e também na elaboração de projetos para que os bons resultados continuem a chegar para a população”, concluiu. O prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, também marcou presença no evento.
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.