Distrito vira município em 2025 e fará sua 1ª eleição neste ano.
Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso, participará pela primeira vez de uma eleição, em outubro deste ano.
Boa Esperança do Norte é a única cidade do país a passar, pela primeira vez, pelo processo eleitoral neste ano. Foram necessários mais de 20 anos de uma briga judicial para que seu território — formado por 20% de área da cidade de Sorriso e em 80% de Nova Ubiratã— fosse reconhecido. Distrito vai se transformar em município a partir de 2025. Como o distrito de Boa Esperança do Norte, do município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, vai se transformar em município a partir de 2025, haverá eleições para prefeitos e vereadores pela primeira vez no local, no próximo dia 6 de outubro.
Cidade terá três colégios eleitorais. Em março, o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso reconheceu as normas para a votação de cargos públicos que acontecerá em outubro na cidade. Boa Esperança do Norte terá três colégios eleitorais para receber os seus cerca de 4.000 eleitores. Há dois candidatos a prefeito. Para Calebe Francio (MDB) e Demétrio (DC) concorrem ao cargo, eles precisaram comprovar que moram na cidade há pelo menos seis meses e ter filiação política pelo mesmo período.
Inicialmente, a Câmara Municipal da cidade será composta por nove vereadores. Para concorrer a uma vaga, cerca de 50 moradores da cidade se candidataram ao cargo. Após a eleição, caberá à Câmara definir se essa será realmente a quantidade ideal de parlamentares para a cidade. Administração da cidade será mantida, até 31 de dezembro de 2024, pelo “município mãe”. Prefeito, Vice-Prefeito e os Vereadores serão empossados pelo Juiz Eleitoral da zona de votação do município, em 1º de janeiro de 2025. Nesse mesmo dia, serão escolhidos os outros cargos diretivos de Boa Esperança do Norte, como presidente da Câmara e Secretários Municipais.